24/02/2018 - Pacificação

Apesar da ajuda do pai, a mãe continuava estressada. Como o Rafa mamou bem, ela ficou mais calma, mas o corpo continuava tenso. Ela foi fazer uma massagem enquanto eu tomava conta do moleque. E foi só ela sair para ele chorar, chorar, chorar, reclamar... foram umas 2h30 de terror, até a mãe voltar. Para descobrir que ele chorava por... fome!! Pô, ele não tinha comido pra caramba?

Esse negócio de ciclo é complexo. Não sei se a gente tem que impor um ciclo de horas fixas para ele comer. Isso me parece um pouco aquela recomendação estúpida e felizmente já desacreditada de que nós, gente grande, devemos comer a cada três horas para emagrecer. Penso ser muito mais lógico que o bebê coma quando tem fome e não coma quando não tem fome, especialmente se tá tudo certo com ele (ou seja, está cagando bem, mijando bem, ganhando peso, indicando estar bem alimentado). Aparentemente isso deu certo por milhões de anos, já que o relógio é uma invenção meio recente na humanidade... Lógico que muita gente vai falar que agora a mortalidade infantil é muito mais baixa e o cacete, mas é mais lógico ainda que isso decorre do avanço em medidas de higiene e atendimento contra doenças, e não por causa da suposta má alimentação cíclica do bebê...

Em contrapartida, nem sempre que o bebê chora é por fome, obviamente. Tem o sono (sim, ele chora de sono quando pais idiotas o acordam no meio da madrugada para um alimento que ele não quer), as cólicas, o frio, o calor e simplesmente a irritação de ser um ser humano. Sei lá, pode ser peixes com ascendente em peixes, pode ser reencarnação de um avô que era o cara mais irritadiço do mundo, pode ser qualquer coisa, mas o fato é que às vezes o recém-nascido chora por chorar.

Aí rola o que os anglófonos chamam de pacifier. Chupeta para os brasileiros... sim, muita gente é contra. Bom, tem gente que não come carne, tem gente que torce pro Palmeiras, tem gente que defende armas de fogo... a vida é assim, opiniões e opiniões. Eu tenha a opinião de que para o próprio bebê deve ser uma bosta ficar chorando sem parar (mesmo que esteja no colo, recebendo toda a atenção do mundo). 

A gente não sabia se dava ou não chupeta. Mas tendo em vista a irritação invencível dele e o fato de ele próprio dar mostrar de querer algo na boca (no caso, os próprios dedos), resolvemos tentar. 

De repente, a tranquilidade... ahhhhhhh, o som do silêncio!!!! Ele gostou!! 

Se ele vai dar trabalho para tirar depois, não sei. Se ele vai ficar gago, fanho, se vai ter uma péssima pronúncia de mandarim, não sei. Só sei que agora ele parece estar tranquilo, o nível de stress dos pais diminuiu e o Corinthians ganhou do Palmeiras. Tudo isso é muito importante para uma vida saudável!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário